Vida com História

Tia Nalva

Momento

Comentários (2) / 10 de maio de 2020

O post de hoje, da querida Monica Queiroz, convoca a uma reflexão sobre alguns valores e lembranças de pessoas especiais. Pessoas que se destacaram pela atitude e a oportunidade que deram de exercer um dos melhores talentos da vida: a alegria.

Despedida

Tia Nalva virou estrelinha. A irmã caçula dos seis irmãos da nossa mãe. Partiu. A Tia que mimava e protegia das broncas. Tão próxima e acessível que eu quase confundia com a minha mãe. A Tia mais querida. Boa confidente, com o sorriso de prontidão, o afago suave e sem julgamento. Tia Nalva.

Generosidade, amor, carinho e muita, muita alegria, eram a sua marca. As memórias que eu guardo dela tem o toque de leveza e a doçura que tornam as pessoas inesquecíveis. Memórias como a de nós cinco (eu, minhas duas irmãs e duas primas), deitadas com Tia Nalva e minha mãe – as duas se completavam e eram muito unidas. Nalva e Nete, emoção e razão – na cama da casa-granja, ouvíndo histórias engraçadíssimas da infância delas com os irmãos, na fazenda do meu avô.

Cresceram rolando dentro de barris, morro abaixo; correndo da “pisa” da minha avó, quando aprontavam nos jogos de esconde e esconde, quebrando as coisas da casa. Teve o dia em que derrubaram uma vela, na capelinha; pegou fogo em todos os santos, e elas ficaram tentando apagar, com copos d’água. Como era gostoso, quando as duas se empolgavam, falando dos planos mirabolantes para roubar os doces da cristaleira da minha avó e passar a tarde inteira comendo escondido. Uma história emendava na outra e nós ríamos, ríamos felizes com as aventuras delas.

Passamos a nossa infância, contando os dias para as festa de final de ano, na casa da Tia Nalva. Ali, era o nosso Porto Seguro. Um lugar onde o coração palpitava de alegria. Cada minuto com Tia Nalva, era uma aula de como a vida podia ser leve e feliz. Acontecia de tudo nessa época; cenas divertidas e algumas nem tanto. Um dos nossos maiores traumas foi testemunhar Tia Nalva “matando” uma galinha. Determinada, ela quebrou o pescoço da galinha e a devolveu para o chão. A galinha não perdeu tempo e saiu correndo com o pescoço pendurado e tudo, atrás da gente – segundo Tia Nalva as galinhas costumam fazer isso quando percebem que alguém ficou com pena – não conseguimos dormir aquela noite.

A casa da Tia Nalva dava espaço para sermos crianças de verdade. Vivenciamos boas experiências e apuros, ali; como quando comemos escondido toda uma travessa de sorvete de coco verde – até hoje, não conseguimos olhar para esse sabor. Enfrentamos o medo de atravessar a rua e comprar os infinitos “geladinhos” no vizinho da frente; vivemos a aventura de irmos sozinhas na “vendinha” do Sr Adilson que, na nossa mente infantil, era lotada de prateleiras super altas, cheias de balas, doces e com um cachorro vira lata de plantão, na frente. E tinham as visitas à D. Alzira; uma senhorinha, franzina e com uma perna machucada, neta de escravos, que morava sozinha, do outro lado da rua, em uma casa de madeira e chão batido, com um pé de jambo sempre carregado e que nos deixava subir e pegar todos os jambos! Muitas lembranças afetivas, que me confortam nesse momento.

Difícil a partida e, mais difícil, não poder oferecer, nesse momento, todas as homenagens merecidas. Nossa tristeza, resumida a um buquê com as cores do time que ela amava, a acompanhou. Nossas preces em uma missa, muito longe da igreja que ela frequentava. Nos consolamos com as lindas lembranças e elas acalmam o nosso coração.

Querida e Amada Tia Nalva, agora seu caminho é de luz. Fica a saudade, e a certeza de você está brilhando muito, como uma estrelinha no céu!

Com amor

Compartilhe essa história com quem você gosta...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Share on LinkedIn
Linkedin

2 Responses to :
Tia Nalva

  1. Carol Queiróz disse:

    Ahhhhhh Mo!!!
    Que lindo … Sim, sim tudo isso descreve a nossa infância com a nossa amada Tia Nalva!!! Ela agora fará o mesmo com todos que terão a sorte de te la por perto em outro plano!!!❤????

    1. Mônica disse:

      ❤️❤️❤️❤️????????????????????????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *