Sexta-feira, os ponteiros do relógio encostam nas dez horas da noite
Era retomada das aulas. Na tela principal, a imagem de cabelos longos, presos em um rabo de cavalo, óculos e barba. Em cada janela, daquele curso online, aparecia a disputa do mais resistente, entre o cansaço e o interesse pelo assunto. O professor, no entanto, expunha a habilidade para administrar as duas forças.
Bis e Pipoca
Um pouco antes do meio da aula, ele sugeriu uma rodada de pipoca. De repente, as janelas ficaram vazias. Opções criativas brotaram para o tira gosto fora de hora. Uma verdadeira troca de receitas acompanhou o retorno das carinhas, um pouco mais animadas. Não faltou pimenta, leite condensado e groselha entre os mais cotados. Os desprevenidos de milho, optaram por bis. Vários improvisaram banana com açúcar e canela. Houve quem preferiu uma boa xícara de café.
Miscelânea
Teve gente, tão quentinha e encolhida dentro de um cobertor, que nem se mexeu. Outros, no entusiamo de master chefes, prepararam misturas difíceis de imaginar. Uma sucessão de ingredientes, bons para dor de barriga. Sanduíches com as sobras da geladeira. Omelete de sabores inéditos para deixar o corpo acordado.
Namoro por um fio
Um microfone ligado entregou a conversa com uma possível namorada. Não posso discutir com você agora, disse o rapaz. Estou em aula, às vésperas do anúncio de uma atividade importante. Dá para parar de me ligar? Poxa! E do viva voz, do outro lado, todos ouviram: Acabou, namora com a aula, poxa!
Quitutes, desencontros, casacos, novas receitas. Agora, o grupo estava presente. Foi então que o professor lançou o tema daquela noite. Reparem quantas combinações e improvisos, a partir de uma simples sugestão, disse o professor. Esse era o assunto da aula, podem desligar tudo e descansar, ordenou ele.
Acabou o Bis
Os alunos resistiram um pouco para sair da sala virtual. Teve gente que ousou perguntar: É isso mesmo professor? E a resposta veio no embalo de uma lição: Você consegue imaginar quantas pessoas estão na aula hoje? Perguntou o professor. Aparecem 21 participantes, respondeu o rapaz. Aparecer não significa estar, retrucou o professor.