Vida com História

A mensagem das folhas secas

Natureza

Comentários (0) / 27 de agosto de 2021

Árvore com folhas secas

Quando as folhas aparecem no caminho

Hoje, eu reparei  na camada de folhas em tons de vermelho que se acumulava na calçada, perto da farmácia. Grandes e viçosas, pareciam ter se desprendido do galho, antes do tempo. 

Bom, como a natureza leva os ciclos à sério, a cena que eu assisti estava certinha; o momento de fazer o que, tantas vezes, eu mesma sofro: desapegar. 

Observando a árvore entregue ao ciclo que regula as chances dela continuar viva, entendi o valor de aceitar as despedidas. 

Em um primeiro momento parece que não restará nada, além de um galho seco, suspenso no ar, no deserto da transição entre uma coisa sair para chegar outra. 

A natureza carrega a sabedoria desse processo e não resiste nem um segundo para que o velho, em desuso, que não combina mais com aquela estação voe nas mãos do vento e ocupe um novo lugar: adubo. 

O momento vai e a experiência deixa o adubo para os próximos momentos. Deixar ir, desprender-se carrega a impermanência que rege a vida. 

Num segundo eu sou um, no segundo seguinte eu sou outro, em uma entrega involuntária que deixa para traz o tempo e faz levar adiante apenas a memória. 

Como as folhas, nos despedimos da existência a cada fração de tempo. 

Como as folhas não temos como evitar esse ritmo. Como as folhas seria muito  mais generoso da nossa parte viver, de uma maneira menos apegada. 

A cama de folhas conversou com o meu momento e me deu uma lição sobre o fluxo natural entre o dar e o receber:

É uma dádiva soltar cada folha, perceber que tudo está no lugar. Se as folhas se acumulassem ao longo do meu ciclo, provavelmente eu ficaria sufocada e morreria antes do tempo.

Que alívio perceber que tudo, na natureza, tem um propósito nobre.

Compartilhe essa história com quem você gosta...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *