Vida com História

A atitude como disposição interior

Momento

Comentários (0) / 15 de setembro de 2021

Quando eu penso na palavra atitude, logo vem à minha cabeça uma verdadeira série Netflix de cenas e situações que podem representar a potência dessa palavra.

Hoje mesmo, encontrei uma moça se equilibrando, em um daqueles chinelinhos descartáveis que a manicure oferece, quando você esmaltou as unhas dos pés. O chinelinho verde cítrico desfilava, feliz da vida, com tanta atitude, que ninguém prestava atenção em quem estava sobre ele. E, se prestasse, perceberia mais um detalhe, munido de uma dose extra de atitude: um enorme bobe, enrolado na mecha do cabelo. 

Um pouco mais adiante, na sorveteria, testemunhei a atitude de um senhor, indignado com a relação quantidade de sorvete versus preço. A próxima da fila era a vendedora da loja de roupas de quem o senhor era cliente antigo e emendou com outra atitude. Chamou a atendente e disse: esse senhor é um cliente especial da nossa loja, capriche no sorvete que eu pago a diferença.

A atitude de um rapaz em relação a um morador de rua que fazia da calçada, em frente ao seu trabalho, uma instalação improvisada para passar o dia, foi marcante para mim. Além de dividir o almoço com o morador, sentava ao lado dele e lia uma história, batia um papo. Ficou amigo do morador e descobriu uma maneira de ajudá-lo a melhorar a sua condição. Conversando com alguns amigos, conseguiu roupas, um lugar para ele tomar banho, fez uma vaquinha e angariou dinheiro para comprar uma bicicleta. Daí foi um pulo para o morador de rua começar uma carreira, como entregador de um aplicativo.

Atitude com você

Eu poderia seguir com uma lista de atitudes, sem fim, de como ser solidário na vida. O caso é que, muitas vezes, esquecemos da atitude que pode mudar a nossa própria vida. A atitude de se colocar diante das situações e agir de modo a aproveitar o momento – aquele arranjo divino que faz as coisas acontecerem e fica na torcida para você entrar em cena. Atitude envolve ação. Pense quantas vezes você procrastinou e deixou ir uma oportunidade por falta de atitude. Quem nunca?

Uma pessoa, com a atitude em boa forma, sabe onde quer chegar e confia na sua competência para realizar isso. Claro, nada vem de graça; por traz de uma pessoa de atitude, tem o repertório da experiência para apontar o desconforto de perder aquele minuto onde uma simples atitude a aproximaria de boas realizações e ela não entendeu.

Atitude de confiança, atitude de fé, atitude de amor, atitude de justiça, atitude de olhar para os desafios, com a atitude de quem vê diante de si a oportunidade de realizar algo novo e treinar outras habilidades. Atitude como uma disposição para seguir no fluxo natural das coisas e interferir a favor dele.

Compartilhe essa história com quem você gosta...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *